icon

Pavimentos Urbanísticos

Os pavimentos urbanísticos da TPB aliam a estética e a criatividade ao rigor e qualidade, dotando os espaços de lazer urbano, residencial ou comercial, de estilo, funcionalidade e durabilidade.


A TPB oferece soluções completas para pavimentos urbanísticos à medida das necessidades de cada cliente. 

BETÃO MARCADO



Os pavimentos em betão marcado aproveitam o que de melhor existe num pavimento em betão, adicionando-lhe a beleza e o estilo que os vários jogos de moldes lhe conferem.


A resistência, versatilidade e durabilidade, aliados à combinação de uma gama alargada de cores e formas, permitem encontrar a melhor solução para cada espaço de lazer. Os pavimentos em betão marcado TPB aplicam-se em todas as situações de pavimentação urbana, residencial ou comercial, sempre com enormes vantagens na rapidez de execução, na fácil manutenção e na qualidade dos produtos aplicados.




    Principais vantagens     


Aplicação monolítica
Elevada resistência


Adaptabilidade aos mais diversos
tipos de terreno e utilização

    

Alto rendimento

Manutenção reduzida



A gama de cores poderá ser adaptada mediante estudo prévio.


Pedra

Castanho

Argila

Cinzento

Antracite

Verde

BETÃO DESCATIVADO



A execução de pavimentos em betão descativado tem conhecido uma crescente procura em Portugal.


A TPB foi pioneira na execução deste tipo de pavimentos, continuando a acompanhar e fomentar o crescimento desta técnica de pavimentação.


Executado com acabamento em brita ou seixo, o pavimento em betão descativado tem uma qualidade equiparada à dos pavimentos em betão marcado, diferenciando-se pela estética e elevada resistência ao desgaste, sendo uma solução adaptável a inúmeras situações.




    Principais vantagens     


Aplicação monolítica
Elevada resistência


Adaptabilidade aos mais diversos
tipos de terreno e utilização

    

Alto rendimento

Manutenção reduzida





Na conceção de um pavimento em betão desativado há que ter em consideração que a aparência da superfície obtida depende maioritariamente da seleção do inerte, da sua cor, granulometria e forma (seixo rolado ou brita).

BETÃO POROSO



O betão poroso é uma solução atrativa e de qualidade para os meios urbanos, desportivos e residenciais, onde se pretende um pavimento permeável.


Recorrendo às mesmas matérias-primas de um betão comum com a exceção da fração fina, tornando a curva granulométrica do betão numa curva mal graduada, o betão poroso é especialmente utilizado em locais onde se pretende manter um nível elevado de permeabilidade do solo, evitar a acumulação de água, permitindo a realização de pavimentos de nível constante e sem a preocupação de criar pendentes para o escoamento das águas.



A gama de cores poderá ser adaptada mediante estudo prévio.


                          

100% Drenante


O betão poroso possui alto índice de vazios, permitindo a passagem desobstruída de grandes quantidades de água. Utilizado como pavimento exterior, recolhe a água da chuva fazendo com que ela se infiltre diretamente no solo, aliviando assim a rede de drenagem de águas pluviais.

A aplicação do betão poroso permite manter o nível dos aquíferos subterrâneos e reduzir a velocidade e a quantidade do escoamento superficial das águas pluviais. Além disso, permite a utilização mais eficiente do solo uma vez que minimiza, ou até dispensa, outras obras de micro drenagem local, como pontos de retenção de águas, valas, entre outros.

Com características altamente permeáveis, o betão poroso apresenta normalmente um índice de 15 a 30% de vazios e um escoamento médio de água na ordem dos 200L/m2/min. Este material é recomendado para locais de tráfego leve ou pouco intenso uma vez que, dada a sua alta porosidade, tem menor resistência que o betão corrente.

O betão poroso é a solução ideal para áreas urbanas, tanto em termos ambientais como económicos. Dependendo das normas locais e das características do meio, o pavimento e a sua sub-base podem ter capacidade suficiente de infiltração para eliminar a necessidade de outras obras de drenagem.

Ecológico
e sustentável


Com o aumento do processo de urbanização assiste-se à edificação de áreas impermeáveis, que alteram características de volume e qualidade do ciclo hidrológico. Como consequência verifica-se ao aumento das enchentes urbanas e a degradação da qualidade das águas pluviais.

O betão poroso permite a infiltração das águas pluviais nos solos, enriquecendo os aquíferos e mantendo os ecossistemas locais.

Atendendo às características e propriedades drenantes, o sistema de betão poroso vai ao encontro dos mais exigentes requisitos de certificação de edifícios, como a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design.



Principais vantagens


- Reduz as ilhas de calor
- Produzido próximo do local de aplicação, de rápida execução  e posterior utilização
- Apresenta alta permeabilidade ao ar e à água
- Reduz o escoamento superficial da água
- Minimiza o risco de inundações
- Realiza a filtragem da água drenada
- Reduz a poluição de fontes não pontuais
- Reduz as áreas impermeáveis e mantém a área útil de terreno
- Reduz os gastos com recursos de drenagem de água e reservatórios
- Apresenta superfície antiderrapante

Outras Soluções

Pavimentos Industriais

Pavimentos Industriais

Explorar arrow
Pavimentos Logísticos

Pavimentos Logísticos

Explorar arrow
Trabalhos Especiais

Trabalhos Especiais

Explorar arrow